Google
 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Olha o SEV aí! Por favor, uma salva de palmas...

Olá a todos!

Eu sou Gustavo Simões Libardi, graduando em Ciências Biológicas, de Piracicaba, SP (é isso mesmo, terra da pamonha e do cural, da “porrrta aberrrta” e set de filmagem da novela global Pé na Jaca - não, eu não me orgulho deste último!!). Em um momento de reflexão (talvez insanidade ou sono...) resolvi criar um blog relacionado à biologia, mas que fosse interessante para o biólogo e para o público em geral. Como post de inauguração deste blog vou esclarecer quais os seus objetivos.

Scientia et Vita, em latim, quer dizer “Ciência e Vida”. O SEV trará a vocês histórias relacionadas à ciência, à biologia (quem não se lembra daquelas aulas no colegial, onde a primeira coisa que o professor fazia era explicar o significado do termo biologia?) e à natureza.

A natureza está cheia de histórias de vida interessantes, tanto sobre animais, como sobre plantas, fungos e seres microscópicos. Ela é um cenário vívido, onde se desenrolam corridas armamentistas, assassinatos, fugas mirabolantes, ciladas, perseguições, romances, viagens, encontros e desencontros, refeições em família e o surgimento de estruturas para adaptação que tornam muitos seres vivos mais bizarros que qualquer “Homem-Mosca” ou Danny DeVito vestido de pingüim!

A história da ciência é uma coletânea fantástica de intrigas, inveja, mesquinharia, sucessos, descobertas incríveis, erros e histórias de amor e ódio. Essa riqueza de eventos pode ser atribuída ao simples fato de que a ciência é feita por humanos, cujas relações entre uns e outros podem ser cheias de subjetividade e emoção (não muito diferente daquelas dos outros primatas). Aliás, que tipo de relação humana não é passível de momentos bons e ruins?

Acredito que eu tenha conseguido expor de maneira simples e completa os objetivos do SEV e que ele tenha atraído a sua atenção.

Até o próximo post!

P.S.: perceberam a conexão entre as figuras e as letras em vermelho?

4 comentários:

Patola disse...

Gostei da idéia. Quer sugestões? Sempre que tiver posts novos, anuncie na sbcr, como o Kentaro Mori faz. E também, não habilite a moderação ou pré-moderação de comentários... Isso é terrível e faz as pessoas comentarem menos no seu blog.

Tipo-B disse...

Ah, as férias... O ócio nos faz montar dragões de papel e começar blogs... hehehehehe
Espero que o blog dure. Se precisar de ajuda vc sabe que é só falar.

Bjão

Anônimo disse...

Olá... Parabéns pelo blog. Fiquei sabendo através da lista da sbcr. Fomos colegas, também me graduei na Usp, mas na da capital, em Geografia. Divulgar a ciência e combater o obscurantismo é sempre louvável. Espero que você tenha muito sucesso aqui. Abraços.

Anônimo disse...

Parabéns pelo novo blog! É senmpre bom ver a ciência sendo divulgada... E, se me permite vender meu peixe, tenho um blog correlato em:

http://ideiascretinas.blogspot.com/