Google
 

terça-feira, 4 de março de 2008

Pêlos na púbis? Por quê?

Nos comentários do post anterior, foi levantada uma dúvida sobre quais as causas de ainda retermos pêlos próximos aos genitais. Se perdemos os pêlos justamente para evitar parasitas, por que teríamos que permanecer peludos nos locais mais íntimos? Para termos parasitas só ?
Há estudos que sugerem a presença dos pêlos como atrativo sexual, já que eles são (ou seriam) capazes de reter odores dos feromônios. Mas a questão pode ser um pouco mais complexa.

Os povos indígenas americanos (não sei de outros, pois nunca li sobre outros povos) possuem pouquíssimos pêlos - ou somente cabelos -, inclusive ! Ao mesmo tempo, os povos das regiões árticas, como nórdicos, russos e outros, são caracterizados por serem bem peludos (hehehe, não tem como não lembrar do Zangief do Street Fighter!). Como a temperatura da bolsa escrotal não pode variar da mesma forma que o restante de nossa pele - caso contrário a produção de espermatozóides é comprometida -, é fácil deduzir que os povos que se desenvolveram no frio precisavam de maior isolamento nas áreas pélvicas que os povos indígenas americanos, cuja maioria evoluiu em ambientes mais amenos e expostos a uma maior diversidade de parasitas.

Atualmente a quantidade de pêlos no corpo é de certa forma bagunçada, devido à miscigenação dos povos, reflexo da elevação da capacidade de deslocamento da espécie humana - palavras bonitas para dizer que o que tem ocorrido nos últimos milhares de anos é uma suruba étnica... Já os pêlos pubianos femininos também seriam retidos, caso esta característica não esteja unicamente relacionada aos cromossomos sexuais.

Como foi dito no outro post, a hipótese da proteção contra parasitas para explicar a nudez humana pode não ser suficiente para explicar todo o contexto evolutivo envolvido na quantidade de pêlos da nossa espécie. Lembremo-nos que a Seleção Natural é um jogo de pressões evolutivas das mais variadas e imprevisíveis, o que torna este campo de estudos da Biologia particularmente maravilhoso.

É isso. Hoje não tem referência, trata-se de uma consideração pessoal advinda de diversas leituras independentes ao longo dos últimos anos. Justamente por isso, os comentários serão especialmente bem vindos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Interessante pensar em algum motivo que favoreça a manutenção de pêlos na região pubiana.
Mas esta não é a única região em que ainda mantemos uma grande quantidade (ou volume?) de pêlos.
A região das axilas também tem pêlos longos.
O que estas duas regiões do córpo humano tem em comum?
Estão próximas de articulações, em pontos próximos ao tronco e apresenam maior quantidade de pêlos nas áreas voltadas para o plano mediano do corpo.
Estas áreas apresentam grande número de glândulas sudoríparas.

Assim, uma hipótese é a de que os pêlos nestas áreas atuariam do forma a reduzir o atrito entre as dobras de pele das articulações.
Isso aumentaria o conforto durante o movimento e também poderia evitar ferimentos devido ao atrito.

Abraços!

Paçariño

Gustavo Simões Libardi disse...

Com certeza, ferimentos que hoje nos parecem tolos poderiam ter conseqüências graves para os nossos antepassados, pois facilmente desencadeariam uma infecção.

Hipótese muito interessante Paçariño! Valeu!

Anônimo disse...

Massa Nápister!
Seu blog é muito phoda!
;D
Abrasssssssss!

Anônimo disse...

só pra constar, sou eu, o Imorau, comentando aí em cima!

Prof.ª Caroline Vilasboas disse...

Você leu a Mulher Nua,de Desmond Morris?

Hey babe, adorei seu blog!
Prof.ª Carol